Cuidar da pele não é luxo e nem frescura. O nosso rosto é uma das áreas do corpo mais expostas a agressões causadas por fatores externos e, portanto, mais suscetível à contaminação e doenças. Além disso, a região facial é bastante sensível e precisa de cuidados especiais para não sofrer com os danos causados pelo uso excessivo de produtos cosméticos. Diante disso, é importante conhecer os tipos de pele e os cuidados que demandam cada estilo.

Bem, mas se você ainda sabe qual é o seu tipo de pele, a partir de hoje você não terá mais essa dúvida. Vamos explicar direitinho quais são as características de cada tipo de pele, e será muito simples identificar qual é a sua. Depois de descobrir em qual categoria a sua pele se encaixa o passo seguinte envolve aprender quais são os cuidados necessários para manter o seu tipo de pele bem saudável.

Classificamos os tipos de pele em seis categorias: normal, seca, mista, sensível, oleosa e acneica. Cada tipo de pele requer cuidados específicos que você também vai aprender aqui nesse post. Agora sim, vamos conferir o que caracteriza cada estilo de pele. Vem com a gente.

Normal

O tipo de pele normal não possui poros perceptíveis, a superfície costuma ser lisa e aveludada com boa elasticidade.

Seca

A pele seca se caracteriza por descamar e ser fina, esse tipo de pele também apresenta pouca produção sebácea, além de ser opaca e sem brilho. No frio a pele seca costuma apresentar aquela sensação de que está “repuxando”, por isso, merece atenção dobrada.

Mista

O tipo de pele mista apresenta oleosidade na famosa zona T (região formada por testa, nariz e queixo). Já nas laterais do rosto a pele costuma ser seca ou normal.

Sensível

A pele sensível é extremamente delicada e fina, esse tipo de pele é bastante propensa a irritabilidade e facilmente sente o impacto de mudanças climáticas e o uso excessivo de cosméticos.

Oleosa

O tipo de pele oleosa possui espessura aumentada e poros visivelmente dilatados. A pele oleosa tem bastante produção sebácea, portanto, mais facilidade de apresentar cravos e espinhas.

Acneica

A pele acneica possui textura grossa e irregular, os poros também são visivelmente dilatados, e há presença de cravos e espinhas, além de brilho excessivo. Geralmente o tipo de pele acneica possui manchas e cicatrizes resultantes da acne.

Agora vamos aos cuidados que cada tipo de pele precisa. É muito importante usar os produtos específicos para o seu caso, afinal, se existem cremes indicados para cada tipo de pele é porque não existem sabonetes líquidos hidratantes e cremes universais, ou seja, que se adaptam a todos os tipos de pele. Lembrando que antes de cuidar da pele do seu rosto é importante higienizar as suas mãos para evitar a contaminação por bactérias. A higienização pode ser feita com água e sabão ou gel higienizador para as mãos.

Normal

Para esse tipo de pele o ideal é utilizar sabonetes líquidos hidratantes neutros e sem óleo. O uso de filtro solar é indispensável. A água termal é uma grande aliada na manutenção do equilíbrio da oleosidade da pele. Embora seja uma pele mais fácil de manter equilibrada, é vital não abusar dos hidratantes em forma de creme, e nem de produtos adstringentes.

Seca

Quem tem a pele seca pode abusar dos hidratantes em creme, óleos vegetais e pomadas. O tipo de pele seca é bem sensível, por isso, evite tudo o que desidrata o corpo, por exemplo, sol em excesso e banhos com água muito quente. Procure não usar produtos com álcool e ácido salicílico em sua composição.

Mista

No caso do tipo de pele mista, produtos em gel, espuma ou mousse são os mais indicados, pois hidratam as partes mais secas do rosto e controlam o brilho nas partes mais oleosas. Mas atenção! Use tônicos e adstringentes somente na zona T e evite o uso de cremes muito pesados na área oleosa do rosto, e sabonetes líquidos hidratantes com ação adstringente na parte em que a pele apresenta é mais seca ou normal.

Sensível

Para o tipo de pele sensível a água termal também é uma poderosa aliada, ajudando no alívio do desconforto. Dê preferências aos hidratantes com menos química, mas nunca deixe de hidratar a pele. Observe se seus produtos de maquiagem são hipoalergênicos e utilize sabonete líquido hidratante para remover a maquiagem e higienizar a área facial. Evite utilizar produtos à base de álcool, ácidos muito concentrados e lavar o rosto com água quente.

Oleosa e acneica

O tipo de pele oleosa deve passar longe de produtos que tenham óleo em sua composição. É importante também não lavar o rosto com muita frequência, pois isso estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade, lavar pela manhã e à noite é o ideal. Procure utilizar produtos à base de adstringentes e livres de óleo. Antes de dormir, lave o rosto, passe um tônico adstringente e um hidratante em gel. Máscaras e esfoliantes que ajudam no controle da oleosidade podem ser utilizados até duas vezes na semana.

Independente do seu tipo de pele, uma boa alimentação é fundamental para mantê-la saudável e contribuir para a ação mais eficiente dos produtos. A seguir selecionamos alguns itens da linha para o corpo da Fiorucci que são fortes aliados de uma pele saudável, até porque não basta cuidar da saúde do rosto, é importante tratar toda a pele.

Sabonete líquido hidratante

A linha de sabonetes líquidos hidratantes da Fiorucci tem fragrâncias delicadas e suaves. Eles são ricos em extratos naturais que possuem dezenas de agentes emolientes que limpam a pele do corpo sem agredir, proporcionando uma sensação agradável de muito frescor e maciez.

Kit hidratante e sabonete líquido

O kit hidratante e sabonete líquido promove limpeza e hidratação. Esse produto é ideal para a manutenção dos cuidados diários com a pele. Com aroma suave, o kit hidratante e sabonete líquido hidrata e perfuma a pele sem causar agressão ou irritações.

Gel higienizador para as mãos

O gel higienizador para mãos possui agentes antissépticos higienizadores e ação desodorante e hidratante em sua fórmula. O gel higienizador para mãos da Fiorucci possui registro na ANVISA que garante sua qualidade e eficiência.

Visite agora mesmo a loja online da Fiorucci e confira todos os produtos da linha corporal disponíveis.