Pois é, lavar o rosto não é tão simples quanto se imagina. O sabonete líquido hidratante é importante, mas não é o suficiente quando o assunto é higienizar de maneira adequada e completa.  Todos os dias a nossa pele é exposta a agentes agressores, como o sol, a poluição e a poeira, e por esse motivo uma limpeza superficial não é o bastante para manter a pele do rosto limpa e saudável.

Para deixar a pele bonita, luminosa e cheia de saúde listamos 10 dicas importantes para lavar o rosto que podem ser usadas até duas vezes por dia. Confira cada uma delas e aproveite para incluir na sua lista de cuidados faciais os passos que ainda não costuma seguir.

Comece pelas mãos

Suas mãos vão ser seu principal instrumento na hora de lavar o rosto, e por isso é muito importante que elas estejam limpas, assim você as deixará livres de possíveis bactérias que de alguma maneira possam contaminar o seu rosto.

Atenção à temperatura da água

Você pode lavar o rosto na pia do banheiro ou na hora do banho, mas se decidir aproveitar a ducha para fazer sua higienização facial, é importante que a temperatura da água esteja morna. A água extremamente quente pode ressecar o rosto, e em alguns casos, em vez de tirar a oleosidade, poderá deixar a pele ainda mais oleosa, justamente porque a pele vai produzir ainda mais óleo para tentar combater o ressecamento.

Sabonete na medida certa

O sabonete líquido hidratante é essencial para lavar o rosto, mas a quantidade de produto deve ser usada na medida certa. A quantidade ideal a ser usada geralmente corresponde a um pump, e dá para espalhar em todo o rosto sem desperdícios. Se optar por sabonete em barra para a aplicação pode ser feita diretamente na face.

Use o sabonete indicado para sua pele

Aqui no blog já explicamos como identificar seu tipo de pele e os cuidados que cada uma requer. Sabendo disso, é importante usar somente o sabonete líquido hidratante indicado para o seu tipo de pele. Dessa maneira você não correrá o risco de danificar a pele por usar um produto errado ao lavar o resto.

Lave massageando o rosto

Enquanto aplica o sabonete líquido hidratante você também pode (e deve) fazer movimentos com as mãos que massageiam a pele. A região do rosto é mais sensível do que as outras partes do corpo, por isso, ao lavar o rosto é importante não esfregar, mas massagear a face.

Use esponja ou escovinha

Para retirar todos os resíduos do rosto o auxílio de uma esponjinha ou escovinha apropriada junto com o sabonete líquido hidratante pode fazer toda a diferença. Esse acessório para lavar o rosto é ótimo para ajudar a esfoliar a pele e remover as células mortas, mas evite usar de maneira agressiva pois a abrasão pode lesionar a pele.

Enxágue o rosto com atenção e calma

O momento de lavar o rosto deve ser feito com muita calma, mas o de enxaguar também precisa de atenção. Diante disso, é possível observar se realmente lavou e enxaguou tudo de maneira correta, já que deixar resíduos de sabonete líquido hidratante no rosto podem causar irritações.

Água fria para fechar os poros

Essa é uma ótima etapa para ajudar a fechar os poros do rosto. A água fria ajuda na vasoconstrição, mas cuidado para que a temperatura não seja muito diferente da que você usou para lavar o rosto, pois a diferença de temperatura pode causar um choque térmico, que seria bastante prejudicial a pele.

Seque o rosto

Depois de lavar o rosto com sabonete líquido hidratante, é muito importante secá-lo. Use uma toalha limpa para evitar que bactérias contaminem o seu rosto, e prefira as de textura macia para não agredir a pele. Evite esfregar a toalha no rosto, passe a com leveza.

Use um tônico

O último passo envolve passar um tônico facial depois de todo o processo. O tônico ajuda na eliminação da sujeira que fica nos poros, que algumas vezes o sabonete líquido hidratante não consegue eliminar.

Para finalizar esse post não podemos deixar de indicar o kit hidratante e sabonete líquido da Fiorucci que foram desenvolvidos não só para nutrir, hidratar e proteger a pele, mas para blindá-la contra a desidratação e contaminação. Além disso, a linha de produtos da Fiorucci possui fragrância suave e são dermatologicamente testados. Confira todos os itens clicando aqui. Aproveite também essa dica.