Fazer a barba é parte da rotina da maioria dos homens, mas a frequência com a qual a lâmina é usada no rosto pode agredir e ocasionar algumas irritações na pele. Além disso, se tem uma coisa que é bastante desagradável, são as lesões e os pelos encravados que podem surgir com o barbeado frequente.

Mas, se acalmem homens! Nem tudo está perdido se você precisa fazer a barba frequentemente. O segredo para evitar problemas dermatológicos consequentes do barbeado, está em seguir alguns cuidados básicos com a pele. É verdade que os homens não costumam gostar de rotinas, tampouco de cuidados com a pele, mas o fato é que aderir alguns passos antes, durante e depois do momento de fazer a barba, traz ótimos resultados na aparência do rosto do homem.

Quer saber quais são os cuidados dos quais estamos falando? Deixamos todas as dicas para um barbeado perfeito aqui em baixo. Veja como é possível fazer a barba sem machucar a pele e evitar irritações.

Fazer a barba

fazer a barba

Na hora do banho

A primeira dica é aproveitar a hora do banho para se barbear. Sabe por qual motivo? Esse é o momento ideal porque o vapor e a água quente ajudam a abrir os poros e amolecer os pelos. Sem contar que durante o banho é mais fácil higienizar a pele com um sabonete específico do que num outro momento.

Outra opção é fazer a barba logo em seguida do banho, alguns homens não gostam de se barbear enquanto estão no chuveiro, então essa é uma boa alternativa. Então esteja com uma espuma de barbear a postos e aproveite o momento do banho e pós-banho.

Utilize o produto correto

Nossa segunda dica é usar um produto próprio para fazer a barba. Como mencionamos acima, é importante ter uma espuma de barbear a postos. A espuma para barbear é um produto de cuidados masculinos que deixa os pelos mais maleáveis e diminui o risco de lesões na pele. A espuma de barbear, diferente da espuma do sabonete, não causa irritação, ardência e vermelhidão.

Use a lâmina a favor dos pelos

A terceira dica está relacionada ao jeito correto de fazer a barba. Geralmente, os homens não tem muito critério para passar a lâmina ou o barbeador. Porém, a maneira certa de passar a lâmina é no sentido do crescimento dos pelos. Usar a lâmina no sentido contrário pode fazer o pelo entrar na pele antes de ser cortado e causar a famosa foliculite. Para intensificar ainda mais os cuidados nesse sentido, após a aplicação da espuma para barbear, a dica é começar a fazer a barba pela costeleta, depois seguir para a bochecha, região maxilar, boca e por último o queixo, pois essa é a área do rosto onde os pelos demoram mais para amolecer.

Não use a mesma lâmina por muito tempo

Em quarto lugar não poderíamos deixar de dar uma dica muito importante: trocar o barbeador ou a lâmina. Isso mesmo homens, não adianta usar a melhor espuma para barbear se a lâmina for velha! Os barbeadores e lâminas são descartáveis, não duram para sempre, os que já foram usados algumas vezes podem provocar cortes e machucados. Sendo assim, use a mesma lâmina para fazer a barba no máximo três vezes. Ah, e depois de usar a lâmina não se esqueça de lavá-la, secá-la e guardá-la num lugar limpo.

Tonifique e hidrate a pele

Chegamos a nossa última dica, porém, não menos importante. Depois de fazer a barba com a sua espuma de barbear e uma lâmina ou barbeador ainda novinhos, é essencial tonificar e hidratar a pele. Parte desses cuidados também envolve o uso de um pós-barba, que ajuda a fechar os poros e aliviar irritações causadas pela lâmina, além de possuir propriedades cicatrizantes. Alguns homens não fazem questão do pós-barba, mas ele é essencial para o resultado final de um bom barbeado, apenas evite os que possuem álcool na fórmula.

Prontinho! Mas não acaba por aqui, temos uma dica extra muito boa. Na loja online da Fiorucci tem todos os produtos que mencionamos. Desde a espuma para barbear até o pós-barba. A linha Men’s Care da Fiorucci tem itens masculinos de cuidados com a pele específicos para cada tipo de pele.

Agora sim, seguindo essas dicas bem fáceis, a rotina de fazer a barba será mais agradável e desgastará menos a pele. Aposte nesses cuidados práticos na hora de se barbear e mantenha o rosto sempre bonito.