fixacao-de-perfume

O que acontece com a fixação de algumas fragrâncias que parece não durar nadinha? Isso é de deixar qualquer pessoa irritada, afinal, todo mundo que compra uma fragrância espera que um dos requisitos básicos preenchidos seja a fixação de perfume. Não é mesmo? Até certo ponto sim e a gente explica por qual motivo.

A verdade é que para um perfume ter boa fixação na pele alguns fatores precisam ser levados em conta. Como assim? Bem, se você quer saber tudo sobre fixação de perfume e com o que você precisa ser preocupar para que o seu perfume dure na pele, é só continuar lendo esse post. Vem com a gente!

Em primeiro lugar a gente precisa entender o que é fixação de perfume, ou seja, que é que faz a fragrância aderir à pele e durar por bastante tempo. O fixador da fragrância são as substâncias utilizadas para atrasar ou até mesmo impedir a volatilização das essências ou óleos essenciais do perfume, conservando por mais tempo o aroma.

A fixação de perfume está relacionada às notas de fundo que compõem a estrutura do perfume, também chamadas notas de base, que são componentes mais densos e de difícil volatilização, que agem para liberar a saída do aroma das essências de maneira mais lenta. Outro fator que colabora para a fixação de perfume é a concentração dos óleos.

A concentração dos óleos essenciais e aromáticos varia de acordo com a classificação do perfume. Já mencionamos aqui no blog que os perfumes estão classificados em Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne. Portanto, quanto mais concentração de óleos e resinas maior será a fixação de perfume.

Algo que também deve ser levado em conta na hora de comprar um perfume é o tipo de pele. Sim, o tipo de pele também determinará a fixação de perfume, já que a pele é a base que absorve a fragrância. Vamos conferir alguns detalhes sobre isso!

-Pele Seca

Possui a tendência de fixar menos perfume devido a falta da hidratação. Por exemplo, a duração de um Eau de Toilette costuma ficar entre duas e quatro horas. Por isso, recomenda-se hidratar a pele antes de aplicar o perfume.

-Pele Normal

Por possuir uma textura mais homogênea e com hidratação e oleosidade equilibrada, a fixação de perfume média pode chegar a oito horas para um Eau de Toilette.

-Pele Oleosa

A pele oleosa é a melhor para fixação de perfume, uma fragrância Eau de Toilette pode durar entre oito e doze horas. Porém, o cuidado deve ser dobrado para quem costuma ter fortes dores de cabeça e alergias, pois a absorção do perfume nesse tipo de pele é ainda maior.

-Pele Mista

A pele mista é uma característica da maior parte da população brasileira, esse tipo de pele é caracterizada pela famosa oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecamento nas demais partes. A fixação média é de seis horas para um perfume Eau de Toilette.

É importante ter em mente que muitas vezes, quando achamos que o perfume evaporou da nossa pele, a verdade é que nós nos acostumamos com o aroma e por isso achamos que o perfume está fraco. No entanto, isso não tem nada a ver com fixação de perfume, o nome dessa sensação é Saturação Olfativa ou Acomodação Olfativa e está relacionada à nossa percepção da fragrância.

E já que estamos falando de fragrâncias com aquela fixação que a gente gosta, nada melhor do que conhecer alguns perfumes e colônias que são perfeitos para várias ocasiões. As fragrâncias masculinas e femininas da Fiorucci são especiais porque são desenvolvidas para agradar a todos os gostos e possui a qualidade necessária para promover a fixação que precisamos. Acesse a nossa loja online e conheça nossos perfumes, um deles será o seu favorito.

Confira nossos principais produtos: