fragrancia

Você já encontrou o perfume da sua vida? Às vezes a gente tem um, dois ou até três perfumes, mas ainda assim parece que não é aquela fragrância dos sonhos, aquela que a gente pode dizer de boca cheia “não vivo sem esse perfume”.

Pode ser que isso aconteça porque sentimos um perfume numa pessoa daí amamos a fragrância, porém, quando a gente compra o perfume e passa na nossa pele, parece que a mágica não acontece. E sabe o por quê?  Porque o perfume possui uma estrutura e notas olfativas que ao entrar em contato com a pele podem resultar num “cheirinho” diferente de pessoa pra pessoa.

Quer entender mais sobre todo esse papo de fragrâncias de perfumes, estruturas e notas olfativas? Reunimos tudo o que a gente sabe sobre o assunto e preparamos esse post aqui! Você vai conhecer muito sobre o universo das essências para perfumes e com certeza vai sair daqui sabendo escolher o seu perfume da vida. Vamos lá?

Primeiro, a gente vai começar a entender melhor o que são as tais das notas olfativas. Elas são as responsáveis pelo aroma do perfume mudar na nossa pele com o passar das horas. As notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que a fragrância evapora, elas são chamadas de notas de saída (ou cabeça), notas de coração (ou corpo) e as notas de fundo (ou base).

-Notas de Saída 

As notas de saída do perfume são as primeiras a serem sentidas, pois são mais voláteis. Também são responsáveis pela impressão inicial da fragrância que costumam ser leves e frescas, mas também podem ser cítricas ou herbais. As notas de saída duram apenas alguns minutos na pele.

-Notas de Coração 

As notas de coração das fragrâncias evaporam mais devagar do que as notas de saída. Elas dão personalidade ao perfume e funcionam como o corpo da fragrância. Costumam exalar na pele quando o perfume começa a ser absorvido. Geralmente, fazem parte desse grupo as fragrâncias de perfumes florais e frutais.

-Notas de Fundo 

As notas de fundo são a parte da fragrância que mais fixam na pele, portanto, são as últimas a deixarem de ser sentidas pelo nosso olfato. No geral, as essências para perfumes desse grupo, são provenientes de madeiras como cedro e pinho, especiarias como gengibre e noz moscada e resinas.

Agora já está mais fácil entender quando alguém diz que tal perfume tem notas de coração de flor de cerejeira e notas de fundo de baunilha. Mas, o que dizer sobre as famílias olfativas dos perfumes? A gente explica tudo!

O que classifica uma fragrância dentro de uma família olfativa são as notas mais dominantes presentes no perfume. As principais famílias olfativas são as cítricas, fresh, frutais, florais, orientais e amadeiradas. Ah, e uma fragrância de perfume não precisa pertencer apenas a uma família olfativa, muitos perfumes pertencem a famílias duplas ou até triplas. Com certeza você já viu na prateleira um perfume floral/frutal, floral/amadeirado e por aí vai. Quando isso acontece é legal saber que a regra é a seguinte: a primeira família olfativa citada é a principal, as demais servem de complemento ao perfume.

Por último, não poderíamos deixar de falar da concentração da essência de perfume. É importante conhecer essa parte da estrutura do perfume, porque a quantidade de essência diluída no álcool e na água impacta diretamente na intensidade e na duração da fragrância. A concentração de essência de perfume é classificada assim:

-Perfume

Possui entre 20% e 40% de óleos essenciais em seu volume total, sendo a forma mais “pura” e concentrada de perfume. Propicia intensa fixação na pele. É raro no mercado e o preço geralmente é elevado. Na pele, dura 12 horas ou mais.

-Eau de Parfum

É o próprio “perfume”, diluído num volume maior de água, de 11% a 15%. Dura de 6 a 8 horas.

-Eau de Toilette:

Mais suave, os índices de concentração da essência ficam entre 6% e 10%. O máximo de fixação alcançada é 6 horas.

-Eau de Cologne: 

É leve, com baixa concentração de óleos essenciais na mistura (de 3% a 5%). Dura em média 2 horas.

-Splash:

Refrescante, tem menos de 1% de essência em seu volume. Dura menos de 2 horas.

Prontinho! Agora você está craque no que diz respeito a perfumes. A gente faz questão de explicar como funciona tudo no universo das fragrâncias, porque nós da Fiorucci, nos preocupamos em mostrar como são estruturados os perfumes de qualidade. E por falar em qualidade, você já conhece os nossas fragrâncias de perfumes? Acesse a nossa loja virtual e conheça os nossos perfumes! Você vai se apaixonar pelas nossas fragrâncias que agradam a todos os olfatos. Agora que você já conhece tudo sobre perfumes, vai ser fácil encontrar uma fragrância Fiorucci da sua vida!

Confira nossos principais produtos: